Sistema de Mapeamento da Cultura Açoriana do Estado de Santa Catarina
 
1. Localização
1.1 Município: Jaguaruna
  1.2 Bairro/Comunidade: Morro da Cruz
  1.3 Ponto de Referência: E. B. Prefeito Osni Pereira

2. Campo do Conhecimento: Universo Mágico-Religioso
2.1 Sub-campo: Festas, Romarias e procissões
2.2 Denominação genérica: Da Cruz

3. Identificação
3.1 Nome: Divino da Cruz
3.2 Estado atual de funcionamento/conservação: Com a união da comunidade e ajuda da Prefeitura conseguiram resgatar novamente a divina cruz atualmente nova.
3.3 Responsável: A diretoria atual
3.4 Endereço para contato: Jaqueline Serafim Pacífico - estarda geral

4. Dados específicos do grupo, equipamento ou elemento:
4.1 Quando surgiu: motivo/função - A cruz surgiu em 1901 ao século XX no dia 29 de julho, data que consta no livro tombo da paróquia.
4.2 Como surgiu? Surgiu quando levantaram 3 cruzes comemorativas, uma delas foi colocada no Morro da Jaguaruna, e benta pelo pdre Ignácio Rickert, por isso é chamado Morro da Cruz.
4.3. Qual(is) o(s) responsável(is) pelo aparecimento: Trabalhadores da época
4.4 Equipamentos específicos/elementos que compões (instrumentos, vestuário, material usado,etc): Naquela época a cruz era feita de madeira, mais hoje ela é feita de cimento tijolos e uma iluminação muito bonita.
4.5 Número de Integrantes: Diretoria
4.6 Nome do participante (quando houver): jaima, Evanor, Célio, Edson, Maria da Graça, Jaqueline, Geraldo, Rogério, Ronaldo, Divaldo, Neri, Ernesto, Alvani, Nilton, Francisco, Antonio, Almeci e a comunidade em geral.
4.7 Época do ano em que se desenvolve suas atividades: Maio
4.8 Sinopse sobre o Grupo: Todo ano acontece uma festa no mês de maio na cruz. A festa é organizada por 4 festeiros e a comunidade com uma programação que é a quadrilha, barraquinhas com quitutes da época e uma missa sempre na parte da manhã de Domingo, etc. Fazem caminhadas até a cruz na sexta feira.
4.9 Outras informações se julgar necessárias: Através de pessoas mais velhas obtive informações que aos atrás essa comemoração acontecia sempre no dia 03 de maio e era registrada como dia santo, ninguém trabalhava neste dia.

5. Data: Agosto/1994


    SISNEA - Desenvolvido por ACCERA SE